Introdução aos sintetizadores modulares

com Daniel Martinho

Descrição: 

 

Quando falamos em sintetizadores modulares imediatamente nos vem à memória a imagem das antigas centrais telefónicas onde diferentes painéis encontravam-se interligados por diferentes cabos. Com a sua origem nos anos 60, é nos anos 90 que vamos assistir ao renascimento deste instrumento graças à empresa alemã Doepfer com o desenvolvimento do – agora famoso – formato Eurorack utilizado no sistema A-100. Desde então, os sintetizadores modulares encontram-se cada vez mais presente no panorama musical e é com maior frequência que vemos mais artistas a utilizá-los e mais fabricantes a desenvolvê-los e a construí-los.

Porquê modular?

A grande vantagem é a possibilidade de o utilizador construir o sintetizador de uma forma personalizada. Graças à uniformização de alguns parâmetros essenciais (o formato Eurorack), é possível montar um instrumento com módulos de diferentes empresas que funcionam perfeitamente em conjunto, interligados através diferentes cabos (patch cables).

Quer se utilize um sintetizador modular para criar bleeps, bloops, quer se use para Sound Design ou para a composição/improvisação musical, é inegável que estes instrumentos são musicalmente gratificantes quando manipulados e explorados.

Neste sentido, o curso de “Introdução aos sintetizadores modulares” pretende desmistificar o instrumento, fomentar o seu uso para diferentes fins e guiar todos os interessados na descoberta deste fascinante mundo modular. O curso será lecionado através do software VCV Rack disponível para qualquer sistema operativo (disponível em: https://vcvrack.com/Rack), para que todos consigam compreender e assimilar os conteúdos programáticos. Embora o foco sejam os modulares, muitos dos conceitos e conhecimentos serão transversais a qualquer sintetizador (físico/software ou analógico/digital).

Objectivos: 

– Fomentar e motivar o uso de sintetizadores modulares;
– Dar a conhecer os conceitos fundamentais da síntese sonora;
– Expor e explorar os conceitos fundamentais inerentes aos sintetizadores modulares;
– Desenvolver competências de criação musical em sintetizadores modulares;
– Apresentar a história dos sintetizadores modulares e os seus pioneiros;
– Possibilitar a construção de diferentes sistemas modulares.

Destinatários:

O curso destina-se a todos os músicos e curiosos que pretendam adquirir os conhecimentos necessários para se aventurarem pelos sintetizadores modulares.

Conteúdo Programático – 20horas

    • Principais figuras (construtores e compositores/músicos).
    • West Coast vs East Coast.
    • Revolução digital.
    • Doepfer e o renascimento dos sintetizadores modulares.
    • Moog, Buchla, Eurorack.
    • Sintetizadores modulares, semimodulares e modulares digitais (software).
    • Introdução ao software.
    • Patches e patch chords.
    • Descrição dos diferentes módulos.
    • Harmónicos.
    • Componentes do som.
    • Control voltage (CV), gates e triggers.
    • Osciladores (VCO/DCO) e ondas analógicas básicas.
    • Osciladores complexos.
    • Filtros (VCF) e os diferentes tipos (LP, BP e HP).
    • Amplificadores (VCA) e mixers.
    • Envelopes (ADSR) e LFO.
    • Sequenciadores.
    • Ruído e geradores aleatórios.
    • Attenuators e attenuverters
    • Sample & Hold
    • Síntese subtrativa.
    • Síntese aditiva.
    • Wave shaping.
    • Modulação de frequência linear e exponencial (FM).
    • Modulação de amplitude e em anel.
    • Síntese granular.
    • Síntese por modelos físicos: Karplus-Strong.
    • Ratcheting.

Como usar interfaces Midi para manipular CV

    • Sonho ou realidade?
      • Reveeeeeeeeeeeeeerb.
      • Delay-elay-lay-ay-y.
      • Flanger.
    • Programação de patches generativos.
    • Krell Patch.
      • Tipos de cases, fontes de alimentação, módulos essenciais e as diferentes empresas.
    • Análise de diferentes patches e a sua reconstrução passo-a-passo.
    • Realização de trabalhos individuais usando sintetizador modular.
    • Análise e discussão crítica dos trabalhos realizados.

Inscrição, Vagas, Preços e Pagamentos


A inscrição estará concluida quando realizares: 

– Preenchimento do formulário online
– Inscrições abertas até 28 de Fevereiro

Aquando das segundas prestações solicita-se o envio do comprovativo para geral@interferencia.pt indicando o nome, curso e modalidade de prestação.

Exemplo: ASSUNTO [ José Alves / Composição + Electrónica / segunda prestação ]

*Se a turma não abrir por falta de inscritos, a Interferência compromete-se a devolver o valor da inscrição na sua totalidade.

Aulas de grupo e individual Online
Min: 3 participantes
Máx: 5 participante

Março e Abril
Quintas-feiras
18:30 – 20:00
Inicio de formação a 4 de Março

Prestação Única: 275€

Duas prestações – 148€ + 148€

*entra em contacto para geral@interferencia.pt para outras modalidades de pagamento.

**os alunos inscritos só serão admitidos após o pagamento de, pelo menos, uma prestação.

A transferência deve ser feita para o NIB: 0036 0151 9910006524312

a) Sócios Interferência:  Desconto de 20€ por Curso
b) 3 inscrições simultâneas no mesmo curso : Desconto de 15€ por inscrição


Em caso de dúvida envie email para geral@interferencia.pt