Electrónica + Programação Musical = Sistemas Digitais Interactivos

Descrição:
O Live, o MaxMSP e o M4L são das ferramentas de criação e performance musical electrónica mais utilizadas no mundo inteiro.

Desde a música acusmática à instalação sonora, quer o Ableton Live, 
quer o MaxMSP permitem passar da ideia ao objecto artístico e à sua consequente exposição pública. O Max4Live vem ainda acrescentar todo um novo mundo ao Ableton Live, permitindo, por exemplo, a criação de novos e originais efeitos e instrumentos virtuais que sirvam as necessidades de cada artista/compositor.

Este curso visa utilizar estes softwares para potenciar a criação, pelo que a componente técnica e teórica destas ferramentas será sempre par a par e em auxílio da composição e criação de objectos sonoros e musicais; com o objectivo final de dar ao aluno a autonomia necessária para que continue a criar e a expôr o seu trabalho

Objectivos:
– Adquirir conhecimentos de composição e tratamento de áudio em Ableton Live
– Desenvolvimento de competências de programação musical em MaxMSP e Max4Live.
– Capacitar os alunos de autonomia para criarem os seus próprios objectos sonoros e objectos musicais.
– Conhecimento da história e desenvolvimento da música electroacústica.
– Desenvolver competências de manipulação de áudio digital. 
– Construção de um portfólio de trabalhos realizados ao longo do curso. 

Destinatários:
O curso destina-se a todos os jovens compositores e entusiastas que 
pretendam adquirir conhecimentos básicos, no Módulo 1, e avançados, no Módulo 2, sobre o software referido e expandir o seu potencial criativo no âmbito da Composição, da Performance e da Instalação Sonora.

Conteúdo Programático

Módulo1 Permanência e Foco – Introdução à criação com Ableton Live, MaxMSP e Max4Live.
duração: 15h

– Os pioneiros: Pierre Schaeffer, John Cage, Pierre Henry, Max Matthews, entre outros.
– Escolas de pensamento estético.
– Estado da arte: artistas, compositores e pensadores de referência do final do séc. XX e início do séc. XXI.

– Conhecimento básico das capacidades de uma DAW (digital audio workstation)
– Protocolo MIDI.
– Conhecimento básico de captação de áudio.
– Tratamento do áudio recolhido no Ableton Live 10.
– Conhecimento básico de alguns efeitos.
– Aplicação de efeitos sobre o áudio recolhido no Ableton Live 10.

– Exercícios de criação de objectos sonoros e musicais.

– Exercícios de criação de objectos sonoros e musicais.- Introdução ao ambiente de programação por objectos.
– Criação de eventos MIDI.
– Resolução de problemas práticos.
– Criação de eventos Áudio.
– Resolução de problemas práticos.
– Exercícios de criação de objectos sonoros e musicais.

– Diferenças entre o ambiente MaxMSP e M4L.
– Criação de efeitos MIDI, instrumentos virtuais e efeitos Áudio.

– Realização de trabalhos individuais e em conjunto segundo directrizes dadas na aula.

Módulo2 Impermanência e Dispersão – Composição, Performance e Instalação com Ableton Live, MaxMSP e Max4Live.
duração: 15h

– Pesquisa e discussão de conceitos a serem explorados ao longo do módulo.
– Leitura de bibliografia recomendada (incluindo a sugerida pelos alunos).
– Planificação de projecto(s) livre(s) (individual e em conjunto) utilizando Ableton Live, MaxMSP e M4L.

– Permissão Para Errar: inicialização dos projectos.
– Aprofundamento dos conhecimentos de Ableton Live, MaxMSP e M4L de forma a permitir um maior leque de escolhas e autonomia durante o processo criativo.
– Resolução de problemas e necessidades que surjam durante o felizmente lento e agradavelmente sujo processo desse mesmo processo criativo.

– Acompanhamento final dos projectos.
– Apresentação do(s) projecto(s).

Formador:

Ricardo M. Vieira, nascido no Porto em 1992, é compositor, sound designer, pianista e escritor. Aquando a licenciatura em Jazz - Piano na ESMAE, P. Porto, completada em 2019, encontrou um interesse e foco particular na composição electrónica e na criação de instalações sonoras. Desde setembro de 2019 trabalha na Digitópia Casa da Música. É membro dos Melífluo, Ýli, Instant Ensemble - Ensemble de Composição em Tempo Real do Porto e também compositor e sound designer para teatro, tendo já trabalhado por três anos com o Serviço Educativo da companhia profissional de teatro Visões Úteis.

Inscrição, Vagas, Preços e Pagamentos


A inscrição estará concluida quando realizares: 

– Preenchimento do formulário online (“marcação fora de horas” e tentaremos encontrar um horário compatível) 

– Envio do comprovativo geral@interferencia.pt indicando o nome, curso e modalidade de prestação

Exemplo: ASSUNTO [ José Alves / Composição + Electrónica / segunda prestação ]

Min: 4
Max: 10

Prestação Única: 200€
Duas prestações – 110€ + 110€

*os alunos inscritos só serão admitidos após o pagamento de, pelo menos, uma prestação.

A transferência deve ser feita para o NIB: 003601519910006524312

–  5% para sócios Interferência
– 10% por cursos extra
– 10% na inscrição simultânea de 4 participantes (deve ser preenchido no local indicado no formulário)


Em caso de dúvida envie email para geral@interferencia.pt