Produção Áudio

com Nuno Paixão

Descrição:
Este curso de Introdução ao som e à técnica áudio foi pensado de forma a explicar a importância da audição ativa e para apresentar diversos mundos existentes na abrangente área da produção musical. Ter uma audição ativa significa ouvir o som de forma atenta e crítica, sendo essa, não só, a principal ferramenta de trabalho de qualquer profissional da área, mas também, o ponto de ligação de todos esses mundos. Desta forma, com este curso, para além de se ficar a conhecer as diferenças entre cada mundo, perceber-se-á também o que têm em comum.

A contextualização teórica tem um papel importante na explicação das características particulares de cada tema. Contudo, apenas a sua aplicação prática consegue fazer transparecer efetivamente a verdadeira essência. Tendo isto em conta, pretende-se estimular a aplicação prática de todos os conteúdos teóricos transmitidos. Para além disso, haverá também espaço para a experimentação, para a reflexão e para o debate.
Assim, este curso é recomendado, não só a quem quiser conhecer as ferramentas de trabalho e técnicas essenciais na gravação e pós-produção áudio, mas também a quem tiver interesse em perceber de que forma podem ser aplicadas a um contexto criativo, dependendo apenas da nossa abordagem. e 

Objectivos

Módulo 1- Refletir sobre a importância do som e da audição ativa. Estudar o lado científico do som e a forma como o ser humano o perceciona;

Módulo 2- Perceber as várias etapas da produção musical. Conhecer os equipamentos e explorar as técnicas fundamentais na gravação e mistura;

Módulo 3- Compreender os desafios da aplicação do som a outras áreas. Explorar o lado criativo do som.

Objectivos

Este curso é direccionado a: – qualquer entusiasta que queira desenvolver as suas próprias produções de forma autónoma, englobando músicos, produtores, criadores ou compositores, ou a todos os que já tenham experiência e que pretendam aprofundar os conhecimentos abordados de forma sistemática; – interessados em concorrer a cursos superiores na área

Conteúdo Programático

aproximadamente 10horas:

A importância do som
-O impacto do som na nossa vida;
-A que soa a nossa realidade? O Silêncio, o ruído e a soundscape; 

Audição activa
-A importância de ter uma dieta musical variada. Parâmetros objetivos e subjetivos;
-A produção musical: Uma viagem de 1877 a 2020. Os vários tipos de produtor;

Conceitos científicos
-Fundamentos do som: A onda sonora, analisadores de espectro, o dB e a série dos harmónicos;
-O som e o espaço. O local de escuta;

A percepção humana do som
-Do ouvido externo ao cérebro, as curvas de Fletcher-Munson, a localização espacial e a psicoacústica;
-Proteção auditiva: Exposição diária máxima recomendada. A irreversibilidade da perda auditiva;

aproximadamente 12horas:

Planeamento
-Planear uma produção: Captar a realidade ou criar um mundo novo? As diversas etapas;

Equipamentos e sistemas
-Equipamento essencial, a cadeia do sinal e a mesa de mistura; -O áudio digital, a DAW e o MIDI;

Gravação
-As fontes sonoras: A organologia, o sistema físico e o padrão de radiação; -Captação: Microfones e outras formas de captação. Live take vs overdubbing; -Edição: Como resgatar uma gravação defeituosa;

Mistura
-Possíveis abordagens e planeamento;

-Recomendações: A importância do local de escuta, da primeira audição, do uso de referências e do gain staging; -Processamento frequencial, dinâmico e temporal: Equalização, compressão, reverb, delay e as suas variantes; -Técnicas: A automação, o processamento paralelo e o MS;
-Formatos de reprodução: Mono, stereo, surround, ambisonic, binaural;
-Masterização: Louder is better? LUFS

aproximadamente 8horas:

Introdução ao som para outras áreas
-Som para vídeo/ cinema: sound map; técnicas como foley e ADR; funções da música; -Som para videojogos: o som interativo;

Técnicas criativas de produção musical
-Técnicas de estúdio aplicadas a um contexto criativo (audio to midi, time stretch, reamping, lo-fi); -Field recordings e soundscapes: o som que nos rodeia como matéria prima de criação de sonoridades; -Introdução à síntese sonora;
-Formas de promover a criatividade.

Inscrição, Vagas, Preços e Pagamentos
JUNHO 2020


A inscrição estará concluida quando realizares: 

– Preenchimento do formulário online 

Aquando das segundas prestações solicita-se o envio do comprovativo para geral@interferencia.pt indicando o nome, curso e modalidade de prestação.

Exemplo: ASSUNTO [ José Alves / Composição + Electrónica / segunda prestação ]

*Se a turma não abrir por falta de inscritos, a Interferência compromete-se a devolver o valor da inscrição na sua totalidade.

a) Mínimo 2 – Máximo 4 participantes por turma

*pelo menos para já, Online

Aulas de 60 ou 90 minutos a marcar:
segunda, terça e quarta, entre as 13:00 – 16:00 ou 18:00 – 21:00
sábado entre as 10h e as 14h

*o início concreto do curso assim como a distribuição das horas nos próximos meses será feita posteriormente às inscrições de forma a melhor servir os interesses de todos os envolvidos – turma e formador.

INDIVIDUAIS:
Aula Individual Pontual de 1hora: 30€
Pack 5 Aulas Individuais de 1hora: 120€

AULAS EM TURMA – 30h

Prestação Única: 300€
Duas prestações – 170€ + 170€

*entra em contacto para geral@interferencia.pt para outras modalidades de pagamento.

**os alunos inscritos só serão admitidos após o pagamento de, pelo menos, uma prestação.

A transferência deve ser feita para o NIB: 0036 0151 9910006524312

a) Sócios Interferência:  Desconto de 20€ por Curso
b) 3 inscrições simultâneas no mesmo curso : Desconto de 15€ por inscrição


Em caso de dúvida envie email para geral@interferencia.pt