Análise Musical

Descrição:

Para quem está a concorrer ao Ensino Superior de Música ou apenas deseja aumentar os seus conhecimentos, estes módulos intensivos pretendem responder a essas necessidades.

 

A Análise Musical é uma ferramenta essencial para qualquer indivíduo ligado à Música. Sendo parte do currículo de Ensino Secundário de Música, este ramo ajuda a interpretação musical e a sensibilidade auditiva. 

 

A Análise aparenta, para muitos, ser uma disciplina arcaica e tão obscura como a Alquimia. Porém, nestes módulos pretende-se contornar essas dificuldades e oferecer aos alunos um ensino leve e eficaz, abrangendo principalmente os períodos Barroco, Clássico e Romântico.

 

Para além da necessidade da análise harmónico e da identificação das notas ornamentais, os módulos apresentarão um conhecimento mais profundo no âmbito de todos os parâmetros da Música como o ritmo e o timbre, e introduzirão técnicas analíticas do campo especializado da Análise.

 

A frequência do módulo 2 depende da frequência do módulo 1 ou da realização de um teste diagnóstico. Ambos os módulos poderão abrir no primeiro semestre.

Objectivos:

– Analisar uma obra de qualquer período da música pós século XVI;

– Identificar elementos estilísticos nos diversos compositores;

– Cifrar harmonia e compreender as particularidades do contraponto;

– Ter conhecimento de várias técnicas de análise;
– Descrever a evolução de uma melodia, ritmo, entre outras características.

 

Destinatários:

O público-alvo são músicos, compositores ou maestros que:

– tencionam ingressar no ensino superior e irão fazer provas de Análise;

– frequentam o ensino superior e necessitam de aperfeiçoar os seus conhecimentos; 

– são profissionais ou amadores e têm vontade em aprender mais.

*Nota: Curso com periodicidade quinzenal.

Conteúdo Programático

Módulo1Análise da Música Tonal: perspetivas gerais do Barroco ao Romantismo​​.
duração: 15h

    • Particularidades da análise melódica

    • Análise schenkeriana: notas estruturais e ornamentais

    • Frases e períodos

    • Aplicação da análise melódica à intepretação

    • Melodias de Purcell, Haydn, Mozart, Schubert, entre outros

    • Análise de excertos de Purcell, Couperin, J. S. Bach, entre outros
    • Princípios da cifragem harmónica
    • Análise de notas ornamentais
      • Aplicação dos conhecimentos anteriores
      • Características das sonatas barroca, pós-barroca e clássica
      • Características dos concertos barroco, clássico e romântico
      • Análise temática
      • Concerto nº1 de Corelli
      • Concerto Brandenburguês nº1 de J. S. Bach
      • Sonata em sol menor de Carlos Seixas
      • Sonata nº 14 de W. A. Mozart
      • Concerto para violino de Mendelssohn
    •  
      • Aplicação dos conhecimentos anteriores
      • Figurações típicas de cada instrumento em cada período
      • Características de algumas formas abordadas
      • “Ricercare dopo il Credo” da Messa Madonna de G. Frescobaldi
      • Passacaglia em dó menor, BWV 582, de J. S. Bach
      • “La Majesteuse” de François Couperin
      • Sonata nº 1 de L. van Beethoven
      • Noturno nº 2 de F. Chopin
    •  
      • Aplicação dos conhecimentos anteriores
      • Características das várias formações ao longo das épocas
      • Quarteto de cordas, op. 76, nº2, de J. Haydn
      • Quarteto de cordas de L. van Beethoven
      • 3 Romanzen de R. Schumann
      • Sonata para clarinete e piano nº 1 de J. Brahms
      • Partita para flauta de J. S. Bach
      • Aplicação dos conhecimentos anteriores
      • Estratégias eficazes de análise orquestral
      • Análise tímbrica
      • Análise temática
      • Análise rítmica
      • As características únicas de orquestração em cada compositor
      • 8ª sinfonia de L. van Beethoven
      • Sinfonia Inacabada de F. Schubert
      • 5ª sinfonia de P. I. Tchaikosvki

      • 1ª sinfonia de Mahler

Módulo 2 – Do século XVI até aos dias de hoje: aprofundando a análise da música tonal e outras músicas.

duração: 15h

      • Aplicação dos conhecimentos anteriores
      • Excertos de Froberger, Schein e Chambonières 
      • Suite nº 1 para violoncelo de J. S. Bach
      • Gran Valse de Ravel
      • Tango polifónico de A. Schnnitke
      • Aplicação dos conhecimentos anteriores
      • Várias obras ainda a definir
      • Aplicação dos conhecimentos anteriores
      • Várias obras ainda a definir
    • Características da música de C. Debussy
    • 5 peças para piano de A. Schoenberg
    • Atonalismo livre
    • Análise intervalar
    • Análise da teoria dos conjuntos
    • Análise dodecafónica
    • Espectralismo, nova complexidade e outras correntes pós 45
    • Excertos de obras de Boulez, Grisey, Lachenmann, Ferneyhough, Haas, entre outros
      • Estudo III de Jorge Peixinho
      • Purlieu de Emmanuel Nunes
      • Uma obra de Lopes-Graça a definir
      • “Et ignis involvens” de João Pedro Oliveira
      • Obra de um jovem compositor português

Formador:




Luís Neto da Costa é compositor e professor de Análise e Técnicas de Composição. Estudou Composição na ESMAE e profissionalizou-se em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Quanto à sua experiência artística, conta com alguns prémios, tem colaborado com vários intérpretes e realça-se a sua residência na Casa da Música em 2017. Em 2018, participou na OutHear New Music Week na Grécia e IlSuono Contemporary Music Week em Itália.

Inscrição, Vagas, Preços e Pagamentos


A inscrição estará concluida quando realizares: 

– Preenchimento do formulário online (“marcação fora de horas” e tentaremos encontrar um horário compatível) 

– Pagamento e envio do comprovativo geral@interferencia.pt indicando o nome, curso e modalidade de prestação

Exemplo: ASSUNTO [ José Alves / Composição + Electrónica / segunda prestação ]

Min: 4
Max: 10

Prestação Única: 200€
Duas prestações – 110€ + 110€

*os alunos inscritos só serão admitidos após o pagamento de, pelo menos, uma prestação.

A transferência deve ser feita para o NIB: 003601519910006524312

–  5% para sócios Interferência
– 10% por cursos extra
– 10% na inscrição simultânea de 4 participantes (deve ser preenchido no local indicado no formulário)


Em caso de dúvida envie email para geral@interferencia.pt